Artigos

O profissionalismo sem jogos

Uma segunda-feira de calor infernal em Porto Alegre, completamente o oposto do inverno gaúcho, minha mesa está cheia de anotações e dados para um dia de trabalho, mas o inesperado acontece. A internet teima a não estabilizar, várias quedas e momentos de falhas de sinal, portanto me resta continuar o meu dia de trabalho escrevendo um artigo O profissionalismo mesmo quando não há jogos.

Por mais competente ou maduro, um trader é, em essência, um eterno estudante, sempre em buscas de novos conhecimentos e estratégias. Ficar sentado em uma sala horas e horas de tensão com desgaste emocional e ainda terminar um dia mais pobre do que começou. A realidade é tem que gostar do seu trabalho, da rotina e fazer de tudo isso uma experiência definitivamente prazerosa.

Sou realista desde o início, dedico sempre algumas horas do dia estudando algo relacionado a trader: delay, rádios, mercados, equipes, livros sobre tática de futebol, etc. Ter aceitado a ideia que talvez nunca seria um bom trader me fez sempre estudar e me ajudar a manter vivo e ativo - Isso deve soar estranho a alguns, como um trader que está a anos não se considera profissional, vamos aos detalhes.

Hoje de manhã, comecei o que chamo de pesquisa de jogos, fazendo uma análise de qual jogo iria fazer. Separei as odds e busquei informações sobre qual jogo era importante. Gostei do jogo do Everton x Liverpool. Fiz minhas anotações simples das odds e tal, após o jogo as complemento com meus dados dos 90 minutos.

Durante as pesquisas já começo a colocar minha mente no jogo, tentando prever o que poderá acontecer e imaginando cenários positivos e negativos (será que haverá correção de odds, 0x0 no intervalo, quanto estará a odds). Sempre essas simulações na mente me ajudaram a prever os riscos.

Profissionalismo mesmo sem jogos

Uma coisa que muitos iniciantes perguntam é como lidar com o RED, faço minha mente trabalhar já um pré jogo ficando mais fácil aceitar uma perda ou um bom green.

Por experiência própria, o medo surge quando não sabemos o que esperar, e no trader - no calor do momento - não sabemos nem o que vamos sentir, novatos ficam com as mãos suadas, outros com as pernas trêmulas e em caso de RED tudo nos perturba - são poucos os que aceitam e trabalham bem após as perdas. Essa foi a maneira que encontrei para me aprimorar. Se quer saber mais sobre parte psicológia no trader? Clique aqui.

Profissionalismo sem jogos

Se na parte da manhã eu ficasse jogando Fifa (adoro games, não entendam mal), ou não estivesse comprometido com o meu dia de trabalho, eu estaria buscando o profissionalismo?

Ficar sem internet foi apenas um detalhe, e isso acontece em muitos dias de um trader, concentre-se em usar realmente algumas horas para aprendizagem e estudos.

Sentir-se preparado para fazer algo não significa ter a certeza do sucesso, embora seja este o objetivo. Estar verdadeiramente preparado significa entender o que pode dar errado e ter um plano para lidar com isso.

Enfim, minha internet voltou, fiz as fotos, consegui ver uma pequena parte do jogo, adiantei os estudos de jogos para amanhã, me reuni no TS com assuntos sobre os jogos e finalizei o meu dia de trabalho.

Saber o que fazer quando as coisas dão errado e também quando dão certo.

Isso é o profissionalismo mesmo quando não há jogos.

Comente, participe de sua opinião, certamente estará evoluindo também.

Abraço a todos.