Artigos

Delay e suas melhores opções

Boas pessoal, ao contrário de outros posts na internet, aqui irei falar no melhor delay que se pode conseguir no futebol brasileiro.

No mundo do trade esportivo, a velocidade em que se consegue a informação é fundamental para o sucesso a longo prazo de qualquer trader - existe apenas uma pequena % de traders de sucesso que não dependem do delay, mas mesmo esses buscam o menor delay para auxiliar as suas estratégias.

O primeiro fator fundamental é o ping que se consegue para o site da Betfair! Infelizmente o brasileiro neste aspecto fica atrás de 90% dos apostadores mundiais. Com uma boa internet por cabo conseguimos um ping que varia entre 220-250 milissegundos dependendo do estado - aqui não tem muito como melhorar, porque infelizmente estamos mesmo longe dos servidores da Betfair.

O segundo fator é o radar do site williamhill.com. Este radar, para mim, é sem dúvida nenhuma o melhor para o Campeonato Brasileiro e jogos de competições brasileiras. Aqui não estamos em vantagem porque todo o mundo tem acesso free, mas é um auxiliar para retirar dúvidas em caso de não entendermos algum lance das próximas ferramentas que irei falar.

A próxima ferramenta, e aquela que na minha opinião dá mais vantagem, é o rádio. É verdade, o rádio local consegue nos dar informações com delay "zero", e essa é uma vantagem que temos para o resto dos apostadores mundiais quando se trata dos nossos campeonatos. Aqui, posso recomendar um rádio que tenha não só FM para as rádios locais, como tenha bom sinal para captar rádios AM e assim conseguirem mais alguns jogos extra. O rádio que usei durante anos foi o Tecsun PL-600 e recomendo a quem quer um bom rádio a preço acessível.

Delay Tecsun PL 660

Finalmente, o "Santo Graal" do delay no trading são as imagens que conseguimos obter, onde a evolução precisa ser constante, sempre em busca do menor delay. Vou deixar aqui, por ordem, os delays que conseguimos no Campeonato Brasileiro, de acordo com o que verifiquei:

1- Globo analógica Rio Janeiro - de momento, não tem nada mais rápido que esta Globo, que é praticamente em tempo real.

2- Band analógica São Paulo - muito parecido o delay com o da Globo Rio Janeiro, pena não passar muito jogos.

3- Restantes afiliadas Globo e Band - perdem quase 1 segundo para a emissora mãe, mas é muito bom para assistir times do estado que não são transmitidos nas anteriores.

4- Sportv da NET analógica - quem ainda tiver a sorte do sinal NET ser analógico, e possuir um decoder que abra todos os canais, terá aqui uma grande vantagem para os demais, perdendo pouco mais de 1 segundo para a realidade do jogo.

5- Canais abertos digitais - perdem cerca de 3 segundos para o real.

6- Sportv da NET digital - é o melhor canal digital pago que temos no Brasil no que diz respeito ao delay, perde entre 3 a 4 segundos para a Real.

7- Canais Premier da NET - perdem entre 4 a 6 segundos para a realidade.

8- Todas as demais operadoras são boas para pegar cerveja e assistir seu time com a Betfair desligada (pra mim, fazer trading baseado no delay com outro canal que não sejam os mencionados acima é muito arriscado).

Gostaria de saber sobre análise tática? Clique aqui.

Espero com este artigo ajudar quem está iniciando no trading e podem enviar sugestões de algo que eu não tenha mencionado.