Artigos Página Inicial

Habilidades psicológicas indispensáveis

Para obter sucesso hoje no trader esportivo exige muito mais que sorte ou habilidades técnicas. A psicologia possui cada dia mais espaço na carreira de um trader. É indispensável um bom preparo mental para suportar todos os desafios do mercado.

No cenário que vivemos hoje a diferença entre um amador e um profissional é muito menor que alguns anos atrás. O motivo é que surgiram bons sites e páginas no Facebook onde se discute novas estratégias e técnicas. Só que pouco se trata do comportamento ou de características dos indivíduos. Assim como as habilidades e técnicas, as psicológicas necessitam de tempo, prática, repetição para que possa melhorar o desempenho e obter resultados mais sólidos.

Equilibrio

Todos os aspectos que vou listar a seguir podem ser desenvolvidos em longo prazo e até ser transferidos para a vida fora do trader.

1- Equilíbrio Emocional

O trader é talvez onde nossas emoções oscilam radicalmente, pois chegamos a ter momentos de alegria e tristeza em poucas diferenças de minutos.

A tensão frequente, a exposição a um contra-ataque, a perda de uma boa compra, o gol e estar fora do mercado. Não saber dominar as emoções de raiva, frustração e medo, pode desencadear problemas em suas ações, como: distração, lentidão de raciocínio, tensão muscular, entre outros.

Dica: Procure fazer pequenos intervalos, isso pode ajudar você a reduzir seu ritmo cardíaco e ansiedade. Relaxe os músculos, respire profundamente, levante-se da cadeira, saia um pouco do ambiente. Tente deixar suas emoções controladas.

2- Disciplina

No trade disciplina é uma questão exclusivamente sua, depende somente de você conquistar essa habilidade. Se trabalhássemos em outra área teríamos um chefe ou um líder que nos alertaria para as metas mensais. Em nosso caso nós fazemos esse papel de chefe e empregado. Comprometimento e disciplina são bem difíceis de ter quando se trabalha sozinho, às vezes o lazer atrapalha um momento que deveríamos ter disciplina.

Vou deixar um artigo que possa te ajudar a buscar sua disciplina: Profissionalismo mesmo sem jogos.

3- Motivação

Podemos definir motivação como motivo que nos levam a ações em busca de metas ou a intensidade dos nossos esforços em busca de um ideal. Motivação é uma energia psicológica que faz nos comportarmos de determinada maneira. Portanto motivação é pessoal, individual, exclusiva, não há receita de bolo. Precisa-se sim de uma meta a ser alcançada. Vamos a algumas dicas:

- Estabelecer metas e escreva-las. Elas tem que ser realistas.

- De pequenos passos e vai conquistando grão a grão.

- À medida que alcançar as primeiras metas de curto prazo, os resultados se somam e você ganha mais confiança a cada nova conquista.

- A todo instante procure visualizar onde quer chegar.

Vocês já devem ter escutado várias histórias de pessoas que desistiram, muitas pecaram ou erraram nesses fatores, tiveram metas gigantescas em momento de aprendizagem outras enfiaram os pés pelas as mãos.

Seja paciente, e não perca a motivação!

4- Concentração e Foco

É um dos aspectos mais importante para o nosso rendimento e é praticamente vital ao nosso trabalho. Parece simples e fácil mas aqui está onde muita gente falha (inclusive eu).

Somos cercados por distrações a quase todo momento. Temos várias ladders abertas que não param de piscar, amigos ao teamspeak com novas informações. Ou seja temos que analisar o mercado e as movimentações e não perder todas as informações importantes durante o jogo. Além disso ter o dedo já engatilhado no mouse que está um click de cometer erros. Por isso a concentração é uma habilidade muito influente em quase todos os posts do site.

Não existe uma pessoa que não clicou em lado errado ou esteve desatento em um jogo.

Muitas vezes, ficamos remoendo os erros, pensando que não estávamos atento e acarreta em mais perda de foco.

Experimente focar somente em uma ou duas coisas durante o trade, tentar reduzir as distrações ao máximo.

Todas as pessoas possuem 24 horas por dia, independente quem seja. Procure estar focado 100% quando começar a trabalhar.

Espero que algumas dicas possam ter te ajudado a moldar sua forma de trabalhar amanhã.

Ah, não se esqueça! Crie um comprometimento consigo mesmo. Acredite em você.

Comente, participe, de sua opinião, certamente estará evoluindo também.

Gostaria de saber mais sobre parte de psicológia no trader? Clique aqui.

Abraço a todos!