Artigos Página Inicial

Construindo sua análise tática

Todo mundo sempre tem uma boa história para contar. As minhas favoritas ultimamente sempre envolvem futebol. Em um churrasco com alguns amigos, naquele papo vai e papo vem, surgiu esse artigo: Construindo sua análise tática, que queridamente também o chamo de Olhos de águia.

Esse provavelmente será um dos assuntos mais difíceis de abordar, mas vou tentar retratar esse bate papo, cerveja e churrasco gaúcho.

Tudo começou com uma afirmação geral, que no futebol moderno de hoje, com todas as estratégias e táticas, muitas pessoas enxergam somente a camisa do clube e os resultados anteriores, e esquecem da complexidade que envolvem as equipes jogo a jogo. Incluimos também quase todos os programas de tv esportivos, que com suas opinões e palpites levam a quem os assistem, somente aquele papo que a mídia precisa, deixando de lado a questão tática.

Em época de Champions League, surgiu a pergunta se todos gostaram do sorteio? Um dos meus amigos que é torcedor fanático do Dortmund respondeu - Não gostei e quero pegar logo o Barcelona ou o Bayern. Todos ficaram espantados. Por que? Porquê são as equipes que encaixam melhor o jogo do Dortmund e vencer essas equipes daria muita moral a todo elenco. Nesse momento fui buscar mais uma gelada e a ficha caiu, ele tem toda razão.

Se amanhã jogassem Barcelona x Borussia Dortmund, como seria?

Nesse exato momento todos que assistem jogos do Barça estão com o seu eu interior pensando - Barcelona com a posse de bola mais que 50 %, depois a Willim Hill passará os dados de posse, chutes ao gol, ataques perigosos, cantos e farei uma nova análise tática. Será que isso seria o correto?

Além do fanatismo do meu amigo, ele sem saber estava prevendo alguns fatores importantíssimos de análise tática que utilizo, vamos a eles:

Início de jogo:

- Batalha do meio campo

Atenção aos 15 primeiros minutos, onde acontecem as correções de odds das partidas. Muitas dessas vezes uma equipe está perdendo a fluidez de jogo no meio campo, não superando a primeira linha de volantes ao sair com a bola. Forçando muitas trocas de bolas entre zagueiros, zagueiros para os laterais, laterais para os volantes, volantes para os zagueiros de um lado para o outro, buscando espaço para perfurar o adversário mas não a encontra, facilitando os atacantes a espera de um roubo de bola. Mercado começa a reagir prevendo um jogo mais duro que o esperado.

- Controle de bola x Controle do jogo

Todos nós sabemos que o Dortmund e o Real Madrid são os melhores contra-ataques do mundo, agem como uma serpente na espera do bote certo. O maior atributo da Bundesliga é essa função. Quase todos os times alemães atravessam o campo todo em quatro ou cinco toques no máximo. Ultimamente adicionei nessa categoria o Nápoli e o Chelsea, com contra-ataque em blocos de jogadores rápidos (deixam a posse para o adversário, mas não perdem o controle do jogo).

Lembramos é muita mais fácil marcar, faz-se um muro de proteção no seu campo defensivo. Time que está com a posse de bola precisará se movimentar mais, buscar espaços além de se preocupar com o retorno defensivo.

A posse pela posse não adianta em nada. A equipe não fica com o controle do jogo por causa disso.

Em um dos principais jogos desse ano o próprio Chelsea aos 10 minutos iniciais retrata bem o quero passar.

analise chelsea

Reparem nos blocos da defesa, a marcação que está circulada de branco, praticamente anulam quase todas as opções de passe do Liverpool. A segunda linha da defesa com traços amarelos está bem próxima do bloco inicial, composta como um muro, fechando os espaços. Todas as investidas inícias dos Reds proposta pelo Klopp não funcionaram. Portanto fizeram os jogadores se desgastarem fisicamente e mentalmente boa parte do início de jogo.

O Chelsea sem a posse de bola teve o que chamo de controle do jogo e me ajudou a ter certeza de uma boa correção de odds em um dos principais mercado da Betfair o campeonato Inglês.

Portanto se estiver convicto que o time não tem o controle do jogo, ative seus olhos de águia. Seja o primeiro a pegar essa oportunidade do mercado, ganhe ticks valiosos já no início do jogo.

Vou deixar para uma segunda parte Meio de jogo e Final de jogo.

Sempre que puder estudar um pouco sobre tática, estude! Ajudará a deixar de ser um simples palpiteiro e levará você a melhorar nas suas entradas além de que nos churrascos com os amigos mandar bem dando uma de Guardiola.

Abraço a todos.

Gostaria de saber sobre trabalhar em grupo? Clique aqui.