Noticias Página Inicial Sem categoria

Conmebol decide usar vídeo árbitro

A Conmebol anunciou nesta quarta-feira (11) que vai utilizar a tecnologia de vídeo árbitro (VAR, da sigla em inglês) nas semifinais e finais da Copa Libertadores deste ano, e nos dois jogos da decisão da Copa Sul-Americana. A iniciativa é um primeiro passo para que a utilização das imagens de TV das partidas durante os duelos se torne mais frequente para minimizar erros.

Comebol vídeo árbitro
Conmebol vídeo árbitro

 

A Copa Libertadores terá árbitros de vídeo a partir das quartas de final. No dia 15 de junho, um dia depois do sorteio que vai definir os confrontos das oitavas de final, a Conmebol fará uma apresentação aos presidentes dos 16 clubes que continuam no torneio sobre o funcionamento da tecnologia.

Ele lembra que a Conmebol é a primeira confederação continental que vai implementar o VAR em suas competições. "Queremos dar mais transparência para todo segmento do futebol", continuou, deixando claro que a tecnologia não vai entrar no mérito de qualquer lance durante uma partida. "Queremos evitar erros claros", disse.

As decisões verificáveis pelo uso do VAR são: no momento dos gols, se houver impedimento, infração ou saída de bola antes da jogada; na marcação de pênaltis, para garantir se houve ou não a falta; em cartões vermelhos, para confirmar se a expulsão foi correta; e na identificação dos atletas que receberam alguma punição, para que não exista confusão de identidade.